Voltar Ir para o CaridadX

Negócios Sociais

O próprio termo "Negócio Social" por si só já gera muita confusão na cabeça das pessoas.

Muitos pensam que "negócios" é uma coisa, e "projetos sociais" é outra. E que fazer os dois não é possível, uma vez que podem ser vistos como antagônicos.

Mas é justamente aí que está a inovação, e o deafio.

Startup de Negócio Social

O projeto CaridadX desde seu início foi idealizado como um Negócio Social. Esse quadro, da Yunus Social Business, resume muito bem o que é um Negócio Social.

Negócios Sociais

Idealizamos um projeto que seguisse o espírito e dinamismo de uma Startup, mas focado para fazer o bem com o uso da tecnologia. De certa forma como mencionado em uma notícia sobre o Watsi, que é um projeto semelhante de uma Startup do Vale do Silício (This Nonprofit Acts Like a Tech Startup).

Sempre pensamos que não queríamos que o CardiadX fosse uma ONG (Organização Não Governamental) que dependesse exclusivamente de subsídios governamentais ou públicos, não que isso não seja importante, claro que é, e claro que as ONGs precisam existir, mas pensamos que há uma nova era nascendo, e essa nova era é a era do empreendedorismo, das Startups e do pensamento coletivo para o bem, como muito bem sumarizado por Gustavo Tanaka nessa postagem: There is something extraordinary happening in the world.

Não é fácil ser um Negócio Social. Não é fácil ser um Negócio Social no Brasil. Não é fácil ser um Negócio Social no Brasil em época de crise. Mas seguimos em frente, e acreditamos no nosso propósito.

B Corporation

A filosofia de Negócios Sociais e das empresas terem uma "missão" que é maior que apenas obter lucro, acarretou em uma mudança de legislação nos Estados Unidos. Depois de muito debate e inspiração, foi criada uma nova lei, focada para empresas com esse fim, e que é chamada Benefit Corporation, ou Corporação Beneficente (de forma mais curta, B-Corp).

Existe um site só para isso: bcorporation.net e, resumidamente, ser uma B Corporation significa "criar um benefício geral público, que é definido como um impacto positivo na sociedade e no ambiente" (Wikipedia).

Existe uma corrente crescente de empresas que têm como "missão" principal mudar o mundo para melhor, e a missão tradicional de criar riqueza para seus acionistas fica em segundo plano. Entre as empresas que mudaram para esse formato está uma de nossas inspiradoras, o Kickstarter, que foi a empresa que primeiramente colocou na prática o conceito de crowdfunding no mundo, e que impressionou a todos com a sua recente migração para uma B Corporation: Kickstarter is now a Benefit Corporation.

Negócios Sociais fora dos EUA

Não temos conhecimento de legislação parecida em outros países, principalmente em países de origem latina. Esse conceito parece muito inovador e provavelmente levará anos ainda para chegar a virar nova legislação nesses países.

Enquanto isso seguimos aqui, no projeto CaridadX, com nossos contínuos desafios: mudar o mundo, inovar, ser pioneiro, e fazer o bem...