Voltar Ir para o CaridadX

Causas, Causas e mais Causas...

A Internet e Causas de Ajuda Coletiva

A Internet é definitivamente uma das mais importantes ferramentas criadas pelo homem. E podemos (na verdade devemos) usar essa ferramenta para o bem.

Isso já existe hoje. Existem heróis e heroínas no Brasil que trabalham para ajudar pessoas em necessidade.

Nessa postagem vamos relacionar algumas das experiências da nossa equipe do CaridadX em procurar, estudar, pesquisar, entender e trabalhar com essas causas.

O Aprendizado de um Mês de Trabalho

Desde que colocamos o CaridadX no ar, no começo de Janeiro de 2014, trabalhamos continuamente pequisando causas de ajuda na Internet. E para nossa surpresa, vimos que existem muitas! Muita gente já usa a Internet para pedir ajuda. E também para nossa surpresa (positiva) vimos também que existem muitas pessoas que ajudam! E ajudam de todas as formas. Grande parte dessas pessoas ajudam com dedicação de seu tempo trabalhando em prol dessas causas, em alguns casos, sem relação de parentesco ou amizade com a família que precisa de ajuda.

Essas pessoas são as que chamamos aqui de heróis e heroínas do Brasil. Que muitas vezes passam anônimas.

Sabemos que existem pessoas assim no mundo. Mas é gratificante ver que na Internet existem muitas pessoas assim também, e é gratificante saber que ainda existe solidariedade no mundo. Que ainda existe solidariedade no Brasil. Mesmo vendo o que vemos todos os dias nos jornais e na TV.

Pelo que observamos em nosso trabalho com causas até aqui, a principal ferramenta usada na Internet para a busca de ajuda coletiva é o Facebook. Todos nós sabemos o fenômeno que é o Facebook (não precisamos ir muito longe para saber da história do Mark Zuckenberg e sua criação), mas entre as coisas que o Facebook ajudou a mudar no mundo, está também a ação de Ajuda Coletiva.

Em segundo lugar as pessoas pedem ajuda por Email mesmo, em alguns casos enviando mensagens para milhões de Emails, mesmo pessoas que elas não conhecem, parecendo que estão tentando uma busca desesperada por ajuda. A maioria das pessoas que recebem esses Emails entendem como SPAM (mensagens não solicitadas) e apagam, por não confiar na veracidade.

A terceira forma é através do YouTube, ou seja, criando um vídeo e pedindo ajuda. Essa forma é menos frequente, pois requer que a pessoa que está pedindo ajuda (ou algum parente ou amigo da pessoa) tenha uma forma de criar um vídeo, e saiba como usar e divulgar no YouTube.

E a quarta forma (bem menos comum) é através da criação de uma página própria para sua causa, ou um blog para a causa. Essa também é uma forma menos comum, pois requer que a pessoa conheça um pouco de tecnologia para fazer isso.

Aqui estamos falando apenas da Internet. Claro que as outras maneiras de se pedir ajuda continuam (e são mais comuns do que usar a Internet), como o pedido de ajuda pessoalmente para parentes a amigos, o pedido de ajuda através de rádio, jornal e TV e o pedido de ajuda para políticos (principalmente vereadores e deputados estaduais por representagem regiões locais).

Causas, Heróis e Heroínas Brasileiros

Nesse um mês do nosso trabalho, vimos de tudo. Conhecemos mais de 50 Causas no Brasil que usaram a Internet para pedir ajuda. Abaixo relacionamos algumas (todas as informações mencionadas a seguir estão públicas na Internet, talvez alguns links necessitem login no Facebook, outros não).

Maria Clara

Como mencionado em vários noticiários, a causa de Maria Clara, do Mato Grosso, sensibilizou o Brasil.

Desde suas primeiras notícias no final de 2013 e início de 2014, o caso da Maria Clara (hidrocefalia) sensibilizou a todos. O que vimos foi uma sequencia de pessoas querendo ajudar, e efetivamente ajudando. Nesse período a notícia boa é que Maria Clara foi operada, e está melhor.

O acompanhamento das notícias sobre essa causa pode ser visto nos seguintes links: Atualizações e Comentários.

Pessoas como a Sra. Edite Rocha Pinheiro, que está ajudando a família pela Internet desde o início, como Nylsa da Silva, que mesmo sendo uma Brasileira morando na Suíça trabalhou para ajudar, e os criadores da página no Facebook específica para a causa, que também trabalharam para ajudar. Essas pessoas (e muito mais gente que não mencionamos aqui), em conjunto com a família de Maria Clara, são os verdadeiros heróis e heroínas do Brasil.

Sem dúvida a Maria Clara vai ter um pouco de todas essas pessoas dentro de sua alma no decorrer de sua vida.

Catarina

Catarina tem uma doença genética sem cura que atinge os pulmões e a parte respiratória entre outras complicações (ver a causa).

A mãe dela, Camila, fez o que faria qualquer mãe que ama sua filha, está solicitando ajuda. E recorreu à Internet para pedir ajuda.

Tivemos contato com a mãe em Santa Catarina, e estamos tentando ajudar. Da nossa forma, ou seja, com o uso da tecnologia. Torcemos (e também trabalhamos para) que o objetivo da causa seja atingido.

Mais inoformações sobre a causa da Catarina podem ser acompanhadas aqui.

Isabela

A família de Isabela é de Aripuanã, Mato Grosso. Mas eles estão há alguns meses em Curitiba, Paraná, no Hospital Pequeno Príncipe, por ser um hospital que é especializado em crianças. A Isabela tem uma doença que é muito rara, conforme explicado pela mãe (e de acordo com diagnóstico médico) podendo ser talvez o único caso no mundo.

O diagnóstico atual de Isabela é hipercolesterolemia com hipoalbuminemia com a não produção de proteína nefrótica (a não produção de albumina, proteína que é produzida pelo fígado).

E a mãe, mesmo com limitações, recorreu aos jornais e revistas para pedir ajuda. Um desses jornais publicou na Internet, e a equipe do CaridadX chegou até ela e trabalhou para tentar ajudar. A Causa da Isabela pode ser vista aqui.

Tatiana

Quando Tatiana (de Minas Gerais) tinha 18 anos foi diagnosticada com uma doença, encefalopatia crônica associada a leucodistrofia, um comprometimento da membrana que reveste os nervos que ficam na massa branca do cérebro.

A mãe dela (mais uma heroína) cuida da filha há 16 anos, e a equipe do CaridadX conversou com a mãe para criar uma causa no site. A família está pedindo ajuda para custos com medicamentos e equipos (as mangueiras que levam alimentação do frasco para a sonda).

Mais atualizações sobre a Causa da Tatiana podem ser encontradas aqui.

A ajuda de quem for, e qualquer tipo de ajuda, vai fazer a diferença na vida da Tatiana.

... e mais causas ...

Mas a lista não pára por aí. A Internet é um mundo repleto de pessoas pedindo ajuda, e repleto de pessoas ajudando. Abaixo listamos mais causas (não necessariamente no CaridadX):

Campanha Pedro e Vitória

Em pró do Bebê Miguel

Família Precisa de Ajuda

Ajude a Nilma

Supera Diego

Criança Especial Precisa de Ajuda - Maria Eduarda

Criança precisa Realizar Cirurgia Urgente e Mãe pede Ajuda

Campanha Marlene Vitoria Barbosa Ferreira

Solidariedade para Ajuda Casal Jovens Pais de Trigêmeos

Bebê sofre com doença rara que não tem tratamento na Bahia

Ajuda para Talita - Possui Dermatite Bulhosa- Matutina/MG

Entramos em contato com todas essas famílias (e ainda muitas outras). Algumas desejaram criar uma causa no CaridadX, outras não (por já terem a causa criada em outro lugar ou por não ter recursos para usar a Internet). Entendemos que um site como o CaridadX de Ajuda Coletiva é ainda um assunto muito novo no Brasil (como mencionado em um postagem anterior nos Estados Unidos já é algo bem comum), portanto algumas famílias aida terão receio de criar uma causa no site. Entendemos também que, ainda mais em se tratando de Brasil devido ao que vemos todos os dias nos notíciários, a questão da confiança no site é uma questão fundamental, por isso estamos trabalhando, e vamos continuar a trabalhar, para conquistar a confiança de todos com nossas ações.

Apesar de todos os meios de se ajudar a alguém serem muito bons, entendemos que colocando as informações em um site, através de um objetivo claro e transparente, e com a ajuda da multidão (ajuda de todos), a chance de se atingir esse objetivo é maior.

Criamos o CaridadX para viver para sempre. Para ajudar pessoas. Para permitir que pessoas ajudem pessoas.