Voltar Ir para o CaridadX

Caridade em Tempos de Crise

Não é surpresa para ninguém que o Brasil está passando por um período de crise. Basta vermos os noticiários diários para constatar.

Em épocas de crise, as pessoas diminuem o consumo de tudo. Todas as indústrias no Brasil tiveram sua produção e suas vendas, reduzidas. As pessoas compram menos carros, consomem menos nos supermercados, vão menos aos restaurantes, economizam.

Mas como é o comportamento das pessoas em época de crise, no que se diz respeito a Caridade?

Como as pessoas se comportam na crise em relação a Caridade

Como estamos exatamente nesse ramo, temos algumas conclusões. E por sermos da área de tecnologia, temos alguns números.

O site CaridadX tem um ano e meio de existência, em todos os meses observamos crescimento no site, em todos os indicadores. Isso também não deveria ser muita surpresa pois afinal de contas trata-se de uma Startup, portanto que começa pequena, e o único caminho é para cima (crescer).

Nos últimos meses o crescimento continuava, o que nos fazia pensar: "Puxa, e a crise? As pessoas não deveriam parar de doar na crise?". Afinal, nosso ramo, não é fácil. Se já está difícil em mercados tradicionais, devido à crise, imagine no ramo de ajuda, doações, caridade! Pensamos: "Certamente as pessoas vão doar menos".

Mas já podemos dizer que temos uma conclusão, derivada dos nossos números.

Doando menos, mas não "menos"

Pelo que observamos dos números, quase todos os indicadores continuaram crescendo, número de Causas criadas no site (que já passam de 370), número de usuários cadastrados (passam de 4.000), web hits (35.000 por mês) e número de doações (mais de 2.500).

Um indicador diminuiu, a quantidade de doações. Tivemos uma queda média de 35% no número e quantidade total de doações comparando-se o mês de Junho com Maio. Isso foi visivelmente diferente, o que acarretou em menos Causas recebendo doações, pois o número médio de Causas criadas continuou o mesmo (nos meses anteriores a Maio o número de Causas criadas ainda aumentou).

Mas o que chamou a atenção é que o ticket médio (ou o valor médio) das doações permaneceu o mesmo!

Há vários meses (ainda não sabemos se é um número bom ou ruim) o ticket médio de todas as doações está por volta de R$ 49. Ou seja, a média de todas as doações realizadas no site é essa, mais especificamente, R$ 49,72.

Portanto (pelo menos para nossos números), chegamos à conclusão que em tempos de crise, as pessoas efetivamente doam menos, mas quando decidem doar, o valor médio é o mesmo!

O nosso projeto é ainda novo, já existem vários números, mas não tantos para derivar alguma conclusão de comportamento. Apenas essa informação já nos deu uma excelente visão de como as pessoas pensam e se comportam, no que se diz respeito a doações em tempos de crise, com o uso da tecnologia.

São essas informações que nos permitirão fazer melhor, sempre, no futuro.